InícioBlogPortalFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Projeto Memória Viva Güarani

Ir em baixo 
AutorMensagem
Mestre Splinter
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 319
Idade : 42
Localização : Pampa
Reputação : 0
Pontos : 3912
Data de inscrição : 28/02/2008

MensagemAssunto: Projeto Memória Viva Güarani   Dom Jul 27, 2008 1:45 am

... o primeiro cd do projeto saiu em 1999, Ñande Reko Arandu, reunindo qüatro aldeias Güaranis de São Paulo e Rio, apresentando cânticos executados por corais de crianças e instrumentos típicos...

01. Nhanerãmoi'i Karai Poty
02. Gwyrá Mi
03. Mãduvi'ju'i
04. Xekyvy'i
05. Nhanderuvixa Tenondei
06. Nhamandu
07. Mamo Tetã Guireju
08. Oreru Orembo'e Katu
09. Oreyvy Peraa Va'ekue
10. Xondaro'i
11. Pave Jajerojy
12. Nhamandu Miri
13. Ka'aguy Nhanderu Ojapo Va'ekue
14. Oreru Nhamandú Tupã
15. Xondaro

67, 1 MB ....... 128 kbps
Download: Arrow rapidshare.com NandeRekoArandu_MemoriaVivaGuarani.rar

...vejam o belo post da Neide, que eu afanei lá do Lágrima Psicodélica:

“Um projeto realizado pelas Associações Indígenas Tembiguai, Aldeia Morro da Saudade, Aldeia Rio Silveira, Bracuí-Acibra, e pela Comunidade Solidária, interlocução São Paulo. A cultura guarani, que abrangia toda a Mata Atlântica, hoje quase toda dizimada, sempre teve um cântico. E o cântico das crianças é sempre ouvido primeiro pelo Criador, pois elas são a própria pureza. Os mais velhos guaranis ensinavam as crianças a cantar e explicavam qual a importância, o significado daquele cântico.
Eis um disco emocionante, que representa um trabalho incrível de aglutinação de centenas de crianças, de diversas aldeias guaranis, que desenvolveram esse projeto de resgate das suas raízes e cultura. Através dessa gravação, os Guaranis vão contando sua tradição. “A gente tinha contato antes da gravação, mas era diferente”, dizem alguns participantes. “Através do cd, de repente, uniram-se quatro aldeias. A força foi tão grande que se viu, naquele dia, o espírito guarani.” Através dessa reunião das quatro aldeias para a realização do cd, elas se fortaleceram. As crianças, os músicos e os organizadores jamais vão esquecer aquele momento especial.
Para nós, privilegiados ouvintes, a música das crianças guaranis, com menos de dez anos de idade, vindas de quatro grandes comunidades da quase extinta mata atlântica, que se encontraram para esse projeto cultura guarani, é emocionante, vai direto ao coração.

“Produzido pelo Projeto Memória Viva Guarani, este álbum traz os "avakue´i" (meninos) e as "kunhãgue´i" (meninas) das aldeias Guarani de São Sebastião (Rio Silveira), Ubatuba (Jaexaá Porá) e Parelheiros (Morro da Saudade), em São Paulo, e de Angra dos Reis (Sapucaí), no Rio de Janeiro, interpretando os cânticos milenares da tradição Guarani. O trabalho tem como objetivo mostrar e, principalmente preservar a cultura desta importante nação indígena. O disco traz ainda, em seu encarte, um extenso relato do índio Timóteo Verá Popyguá (pertencente à aldeia de Parelheiros) sobre a incansável luta das diversas nações indígenas espalhadas pelo Brasil pela sobrevivência, não só física, mas sobretudo cultural. “ (Don Genny)
.
Nhaneramoi’i Karai Poty

“Altar na casa de reza
Vamos nos fortalecer karai poty
Porta voz da nossa tradição
Mbaraka na casa de reza
Porta voz da nossa tradição
Vamos nos fortalecer, karai poty
Cânticos na casa de reza
Vamos nos fortalecer, karai poty
Porta voz da nossa tradição”


...já o segundo disco, Nãnde Arandu Pygüá, de 2002, duplo, contando com mais seis aldeias, e apresentando então variadas formas de canto e música... bueno, este já não foi tão fácil de se achar por estas vias internáuticas...

...pois acabei encontrando o cd através da minha improvável e abandonada conta do Multiply... ali, descobri que um paisano chamado Sandro os havia postado em sua página pessoal... beleza!, e até escrevi um agradecimento p'ro maluco... antes de testar os links!

...hehehe, é verdade... o Sandro havia postado os arquivos no Media Fire, e como sabemos, este server tem o péssimo costume de deletar nossos arquivos corriqueiramente...

...bueno, que remédio?, escrevi outro comentário logo abaixo, avisando do falecimento do pobre link, assim despretenciosamente, e reforçando o agradecimento por divulgar este tipo de coisas...

...pois então... foi bem assim, e uns dias después me chega o e-mêil daquele loco, dizendo que tinha repostado os arquivos!

...re-agradeci, hehe... e reagradeço formalmente otra vêiz aqui neste post, (não me importando o qüanto redundante possa ser isso)... Gracias, velho! Um grande abraço!

DISCO 1
01. Tape Porã
02. Kyringue'i Peju Jajerojy
03. Orema Rojerure Araguy'je Ve'i Ma
04. Jaexá Nhanderu Amba
05. Nhanderu Ete, Nhandety Ete
06. Nhanderu Aipo Jevy
07. Ko'embiju
08. Nhanderu Tenonde Ovyvaropy Re
09. Ñande Mbaraete'i Katu
10. Nhamandu Ouare
11. Nhamandu Oyvy Rupare
12. Xondaro'i Mbaraete
13. Tupã Ra'y
14. Oreru Vixá Mbaraete
15. Eipe'a Na Nderoka Rõkê
16. Kanguaa
17. Arapyau Re
18. Nhamandu Jexaká
19. Nhamandu Tenonde
20. Omimby Porã
21. Xondaro'i, Xondaro'i
22. Karai Papá

DISCO 2
01. Petei Gue'i Va'e
02. Mokõi Gue'i Va'e
03. Mboa'py Kue'py Kue Va'e
04. Xe'ko Xondaro
05. Haviá Petei Gue'i Va'e
06. Haviá Mokõi Gue'i Va'e
07. Joja'vi va'e Petei Gue Va'e
08. Joja Vi Va'e Mokõi Gue Va'e
09. Araku Õnhe'i Á
10. Hyá'pu Va'e
11. Mandavy Kyvy Kyvy'i
12. Ero Tori
13. Tema de dança do Tangará
14. Tokénã Mitã
15. Nhanderu Mirî
16. Nhanderu Rymbaje
17. Yvyju Miri
18. Nhanderu Tupã
19. Nhanderu Tenonde Ropy're
20. Nhanderu Nhemompu'ã
21. Popygua Mirim
22. Jaje'oi Opy'ire
23. Ka'a'i Nhamoxã
24. Tekoa Pyau
25. Orema Roje'oi Tamã
26. Mba'e pu Jareko
27. Tenondé Porã

150 MB ....... 160 kbps
Download I: Arrow rapidshare.com _ande_Arandu_Pygua_parte_1_-_Mem_ria_Viva_Guarani.rar
Download II: Arrow rapidshare.com _ande_Arandu_Pygua_parte_2_-_Mem_ria_Viva_Guarani.rar

...este texto está lá no post dele:

Esse CD duplo é o segundo disco do projeto "Memória Viva Guarani". Somaram-se às quatro aldeias que gravaram o primeiro disco (Ñande Reko Arandu) outras seis; todas do estado de São Paulo: Piaçaguera (de Peruíbe), Itaóca (de Mongaguá), Peguaoty (de Sete Barras), Pindoty (de Pariquera-açu) e as aldeias Krukutu e Tekoa Pyau da cidade de São Paulo.
"Nesse disco foram registradas quatro modalidades da música Guarani: Mitã Mongueá, ou acalantos; Kyringue Mborai, cantos infantis com temática religiosa; Kunhã Mimby, dueto de flautas de bambu tocadas exclusivamente por mulheres; e Kunhã Jerokya ou Dança do Tangará, tema instrumental executado com o mbaraká guaxu (violão) e rawé (rabeca), que acompanha esta modalidade de dança feminina."
[Fonte].

Ñande Arandu Pygua é o segundo disco com registros de cantos Guarani. O primeiro, Ñande Reko Arandu, lançado em 1999, alavancou o movimento Memória Viva Guarani, que tem no atual CD um desdobramento. Em Ñande Arandu Pygua as lideranças indígenas continuaram suas pesquisas e a produção de novas músicas, sempre no sentido de fortalecer a identidade dos Guarani. No repertório foram incluídos temas de flauta feminina Kunhã Mimby, prática em processo de extinção nas aldeias; Mitã Monguea (acalantos), incluindo cantos e a fala do cacique e xamoi (pajé) da aldeia Sapukai (RJ), João Silva Verá Miri, e um tema da Dança do Tangará. A maioria das faixas são cantadas pelos onze corais infanto-juvenis que representam cada uma das aldeias envolvidas no trabalho.
O Projeto está sendo desenvolvido pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas e o Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas que têm apoio técnico e administrativo do Núcleo de Assuntos Indígenas (NAI) do Cepam, para estimular e ampliar a política de atenção aos povos indígenas no Estado.

VIDA GUARANI - Na tradição Guarani os cantos associados às brincadeiras das crianças menores e os de ninar surgem de Nhanderu, que é considerado o Deus criador de tudo o que existe. A palavra e o canto são a ponte entre o homem e o divino. Durante a vida Guarani os índios buscam desenvolver a palavra e o canto como forma de atingir um estágio de elevação espiritual. Nesse contexto de cantos sagrados há o canto infantil que tem o poder de fortalecer a comunidade dos males desse mundo. Quando a criança canta traz luz e eleva a capacidade de comunicação dessa comunidade com Nhanderu.

RESISTÊNCIA CULTURAL - Dos povos que tiveram o contato mais antigo com o europeu é possível que os Guaranis sejam os que mais preservaram a identidade cultural. Mesmo em contato intenso com a vida urbana, foram preservados a língua, as tradições religiosas e vários outros costumes. O CD Ñande Arandu Pygua traz um recorte de um aspecto essencial dessa identidade cultural preservada. O canto, sobretudo os corais infantis, são praticas estimuladas pela tradição religiosa, que é parte fundamental da vida Guarani e responsável pela resistência desses povos a outras culturas.
[Fonte].


...além da página do projeto, vale ainda ler alguns links relacionados:

Arrow http://www.iande.art.br/musica/nanderekoarandu.htm
Arrow http://www.iande.art.br/musica/nandearandupygua.htm

...entre as várias coisas interessantíssimas que vais descobrir no percurso, separei este trechinho aqui, do depoimento encontrado no site oficial, e que me pareceu bastante bueno...

O Guarani sempre utilizou instrumentos musicais. Eles utilizavam o violão, feito de casca de tatu. Às vezes é de outra madeira que a gente tem; nhandepá ou aquele cedro. Faziam assim mais ou menos o formato, semelhante ao violão atual, dos brancos.

Os Guaranis já tinham, muito antes dos jesuítas. Muito antes da invasão dos portugueses. Eles já tinham. E aliás, a afinação, eles já tinham a própria dos Guarani. E rabeca também, já tinha a afinação. O Guarani já tinha seu próprio violãozinho com 5 cordas representando Tupã, Kuaray, Jakairá, Tupã Mirim.





...espero que possam apreciar também este trabalho magnífico...

...e já sabem:
COMPREM O CD.

....... Mão
Ajudem, apoiem, mas ajudem e apoiem o que tem valor... o que precisa ser apoiado...





Mate
...gracias, e um abraço à todos! Saludos!

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.agoraerock.com
Neide
Socio do fórum
Socio do fórum
avatar

Número de Mensagens : 203
Idade : 42
Localização : Santos - SP
Reputação : 0
Pontos : 3819
Data de inscrição : 04/08/2008

MensagemAssunto: Maravilha!   Seg Ago 04, 2008 3:25 am

Oi Mestre Splinter, acabei de me cadastrar...vc me permitiria postar este segundo álbum, que eu não tinha ainda, lá no blog?

O post ficou belíssimo em sua totalidade, com os dois trabalhos juntos além das informações, parabéns!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://enochhaym.blogspot.com
Mestre Splinter
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 319
Idade : 42
Localização : Pampa
Reputação : 0
Pontos : 3912
Data de inscrição : 28/02/2008

MensagemAssunto: Re: Projeto Memória Viva Güarani   Seg Ago 04, 2008 2:58 pm

Neide escreveu:
Oi Mestre Splinter, acabei de me cadastrar...vc me permitiria postar este segundo álbum, que eu não tinha ainda, lá no blog?



O post ficou belíssimo em sua totalidade, com os dois trabalhos juntos além das informações, parabéns!

...maaaas... e eu preciso te responder ainda, guria? Chapéu de vaca Mete lá de uma vez, não te faz! Nada mais justo, aliás...! sorriso






...gracias pelo primeiro disco, e por tuas palavras agora ... bem-vinda também à este nosso outro rancho... seria uma honra te ver mais vezes por aqui... Ívol (...ainda mais se trouxeres na sacola um certo disco com o trabalho de Simões Lopes Neto, hehehe...)
Mate
...hasta luego!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.agoraerock.com
Neide
Socio do fórum
Socio do fórum
avatar

Número de Mensagens : 203
Idade : 42
Localização : Santos - SP
Reputação : 0
Pontos : 3819
Data de inscrição : 04/08/2008

MensagemAssunto: Re: Projeto Memória Viva Güarani   Seg Ago 04, 2008 7:08 pm

Ok Mestre, acabei de postar o João Simões...Forte abraço,é um prazer colaborar contigo e o pessoal aqui!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://enochhaym.blogspot.com
Neide
Socio do fórum
Socio do fórum
avatar

Número de Mensagens : 203
Idade : 42
Localização : Santos - SP
Reputação : 0
Pontos : 3819
Data de inscrição : 04/08/2008

MensagemAssunto: Re: Projeto Memória Viva Güarani   Seg Ago 04, 2008 7:21 pm

Putz..acho que postei no lugar errado, eu coloquei em "Outros", na parte de literatura...como são narrativas, e não música, achei que se encaixaria aí.
Estou meio perdida pois é a primeira vez que posto em fóruns, normalmente estou acostumada só ao blogger, e alguns comandos são diferentes.
Por gentileza, depois vc poderia encaixar o post no lugar em que achar ser mais conveniente (álbuns, etc), Mestre? Te agradeço muito!

Agora me vou, até a próxima!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://enochhaym.blogspot.com
Mestre Splinter
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 319
Idade : 42
Localização : Pampa
Reputação : 0
Pontos : 3912
Data de inscrição : 28/02/2008

MensagemAssunto: Re: Projeto Memória Viva Güarani   Seg Ago 04, 2008 9:54 pm

Neide escreveu:
Putz..acho que postei no lugar errado, eu coloquei em "Outros", na parte de literatura...como são narrativas, e não música, achei que se encaixaria aí.

Estou meio perdida pois é a primeira vez que posto em fóruns, normalmente estou acostumada só ao blogger, e alguns comandos são diferentes.

Por gentileza, depois vc poderia encaixar o post no lugar em que achar ser mais conveniente (álbuns, etc), Mestre? Te agradeço muito!



Agora me vou, até a próxima!

Nossa! Isso que eu chamo de eficiência! Banging

...e que belo post ficou, bonito e repleto de informações! Assim vale a pena, hehehehe! la Muerte

Muy grato pela tua disposição, señorita... mas parece que tu não repareste mesmo na seção específica p'ra este tipo de material dentro do nosso Fórum (seção esta, que na verdade foi um dos motivos de termos criado também este espaço)...

...com tua licensa, já movi teu post p'ra lá; está em Livros, no sub-fórum:

Ei-lo ATÁVICO PAMPA
................................ Mão

...ao clicares aí, vais poder conferir nosso modesto acervo referente às tradições dos povos sureños... com o tempo, e a grata colaboração de todos os amigos, poderemos ir ampliando mais este espaço, de forma a divulgar sempre estas coisas tão preciosas de nossa terra...
Mate
...espero que aprecies o que aqui fores encontrando, e te sente à vontade p'ra copiar e postar os links da forma que tu preferires, se assim quiseres... Black Metal







Bira
...tudo de bom, moça! Um quebra-costela do tamanho do Rio Grande p'ra ti aí no Mangue, e um beijo fraterno... gracias, e nos falamos, se Deus quiser! Tchau!!!
Malocchio
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.agoraerock.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Projeto Memória Viva Güarani   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Projeto Memória Viva Güarani
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Projeto Paradoxo
» Ford 1930 Rat Rod - O Projeto!!! Finalizado
» Ford 26 - Rat Rod o Segundinho FINALIZADO !!!!
» Charger RT '69 - MPC
» - Ford '32- 3 window -

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Agora é Rock! :: Música :: Folclore :: Álbuns-
Ir para: