InícioBlogPortalFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Santa Catarina

Ir em baixo 
AutorMensagem
Brankinho
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 147
Reputação : 3
Pontos : 3937

MensagemAssunto: Santa Catarina   Qui Mar 06, 2008 3:33 pm

Eu, agora morando aqui em Florianópolis, fico impressionado com as tradições daqui... é praticamente mais um pedaço do RS, aqui eles tomam mate(só no oeste), se vestem como os gau"t"chos, escuta musica "gaúcha" apesar de ser a vergonhosa "tchê music"(argh)No ... que pra quem não sabe só tem "tchê" no nome, porque a música é uma mistura de pop, forró, axé, pagode e uns caras vestindo bombachas "grudadinhas" com muito gel no cabelo dançando like a gay!

Lembrando que a maioria dos meios de comunicação "bons" vieram do RS, a RBS trouxe tudo pra cá igualzinho de lá, O Diario Catarinense é a Zero Hora daqui, A Hora é o Diario Gaúcho, os programas da RBS são exatamente igual, mas..... tem uma coisa que eles não tinham como mudar... o Galpão Crioulo é mesmo do RS, até porque, o que eles iriam apresentar num programa que falasse sobre suas tradições???confused

Apesar de tudo isso, tirando o sotaque, a geografía, e o clima, e as pessoas... aqui é um pedacinho do RS!
http://agoraerock.com
Mestre Splinter
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 319
Reputação : 0
Pontos : 3940

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Sab Mar 08, 2008 12:05 am

Bombacha grudadinha é p'ra matar... Evil or Very Mad

...mas vou te contar...ainda hoje me vieram aqui na lan umas gurias daquelas ''maxixeiras''(urrrgh!), olhar orkuts e sites de ''Grupo Matizes'' e tchês bostaços em geral... e eu, justamente naquela hora, tava ouvindo o Jayme...

...pois e tu me acredita que uma delas começou a rir e a cochichar, dizendo que aquilo era coisa de velho, do tempo do avô dela?!!! Ôoola, que raiva que me dá!... :x

...e ainda o pior é que tem quem diga que isso não faz mal algum, que precisamos aceitar as modernidades, ''curtura'' popular e coisa e tal... scratch

...não faz mal? Isso é um câncer, isso sim!

Mas o relho trançado muito tem me ajudado... Twisted Evil

.......

Última edição por Mestre Splinter em Sab Mar 08, 2008 12:18 am, editado 1 vez(es)
http://www.agoraerock.com
Mestre Splinter
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Sab Mar 08, 2008 12:08 am

No ...e essa foto que tu botaste aí foi p'ra dar mesmo ânsia de vômito... :silent:

...mas acho que devo lembrar também que o galpão do Nico Fagundes não seria exatamente o mais fiel exemplo de tradição gaúcha... mas tudo bem, aliás deixemos as histórias sobre esta polêmica família p'ra outro tópico, hehehehe... Twisted Evil
Brankinho
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Sab Mar 08, 2008 2:07 pm

Mas os caras do galpão sempre foram da moda, mas mesmo assim eles foram tradicionalistas... e o Neto Fagundes... argh!
Mas as gurias falaram que era musica de velho???
Jamir Vardamir
Ajudante
Ajudante

Número de Mensagens : 30
Pontos : 3911

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Sab Mar 08, 2008 3:31 pm

Eu não so o cara certo pra falar isso, mas isso não é modernidade é a mídia fazendo tudo virar uma coisa só, por exemplo os grupos mais antigos dessa "tchê music" quando começaram não eram tão diferentes dos tradicionalistas, e com o tempo eles começaram a ficar mais parecidos com o pop e menos com "gaúchos", daqui a pouco vão vira totalmente pop.
O problema é que eles tão saído daqui e fazendo essa merda la fora, e o pessoal vai começa a pensa que essa é a nossa musica gaucha.
Mestre Splinter
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Sab Mar 08, 2008 4:37 pm

Brankinho escreveu:
Mas os caras do galpão sempre foram da moda, mas mesmo assim eles foram tradicionalistas... e o Neto Fagundes... argh!
Mas as gurias falaram que era musica de velho???

Exatamente assim... mas não foram ''as gurias'', foi só uma abobadinha, típico de quem acha graça daquilo que não conhece ou não entende... como eu sempre digo, nascer no Rio Grande não é atestado de gauchismo...mas as outras não lhe deram muita atenção, e voltaram a olhar os ''bombachinhas grudadas'' na tela do computador...

...mas agora, já que insistes na prosa dos Fagundes, hehehe... descartando já de primêra o surraaaado assunto deles serem figurinhas televisivas globais, e por isso sempre seguiram o ''script'', vou por enqüanto apenas mencionar que não é um nem dois que já tiveram o desprazer de negociarem ou trabalharem p'ra eles, e contam certos causos à respeito principalmente do tal Nico (nem tão brabos qüanto esse http://agoraerock.forumeiros.com/clipes-f20/leonel-gomez-calavera-t30.htm mas de semelhante igüala , hehehe...)... fora outras histórias ainda mais cabeludas...!

Talvez se salve ali o Ernesto, apesar do seu latente ''guevarismo'', pois sempre apresentou um trabalho mais raiz qüando solito... toda família tem sua ovelha negra, não é verdade?

...se bem que a fruta nunca cai longe do pé! :lol:

Última edição por Mestre Splinter em Dom Abr 20, 2008 5:35 am, editado 2 vez(es)
Mestre Splinter
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Sab Mar 08, 2008 4:49 pm

Jamir Vardamir escreveu:
Eu não so o cara certo pra falar isso, mas isso não é modernidade é a mídia fazendo tudo virar uma coisa só, por exemplo os grupos mais antigos dessa "tchê music" quando começaram não eram tão diferentes dos tradicionalistas, e com o tempo eles começaram a ficar mais parecidos com o pop e menos com "gaúchos", daqui a pouco vão vira totalmente pop.
O problema é que eles tão saído daqui e fazendo essa merda la fora, e o pessoal vai começa a pensa que essa é a nossa musica gaucha.

Exato. Como eu falei, uma doença uma praga desgraçada, tipo erva braba que se espalha e mata a raiz da planta boa, estragando toda a lavoura... temos que carpi esse chão!

...essas merda vingam lá p'ra cima pois têm muito mais à ver com aquelas boioloices de ''axés'' e ''pagodes'' do que com as coisas nossas da terra... basta olhar o figurino e as, aaarrrrgh, ''coreografias''...

...mas vâmo falar de outra coisa que já tá me dando vontade de matar alguém... Evil or Very Mad
Juliana Gasso
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 59
Pontos : 3915

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Seg Mar 10, 2008 3:19 pm

Sabes que já morei um tempo fora do Rio Grande, e nesta época descobri que os gaúchos que moram fora daqui, cultivam muito mais a tradição (alguns nem no Rio Grande nasceram). Quando falo em tradição digo aquela de verdade, não essa que está aparecendo na TV e nas rádios. Somente em alguns lugares do Rio Grande do Sul há CTGs como já fui em um na cidade de Propriá-SE. Tem um ditado que cabe bem nesta hora: Só damos o verdadeiro valor as coisas que nos importam quando as perdemos.
Bah, Branquinho, quando quiseres explicar algo, como o caso dos maxixeiros, o faz, mas sem foto por favor! que horror, aquilo (aqueles) não deveriam ser chamados de gaúchos.
Olhando no dicionário, percebi que o significado da palavra é bem aquilo que eu pensava:

maxixe
do Quimb. ma + xixe
s. m., Bot., Brasil,
fruto do maxixeiro;
dança, geralmente instrumental, originária da cidade do Rio de Janeiro;
espécie de batuque.

E em relação "as gurias", rindo das música do Sr. Jayme, cito o Sr. Odilon Ramos: "Temos que respeitar os brancos, a gente olha e finge que não vê".
Mestre Splinter
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Seg Mar 10, 2008 3:31 pm

Juliana Gasso escreveu:
Sabes que já morei um tempo fora do Rio Grande, e nesta época descobri que os gaúchos que moram fora daqui, cultivam muito mais a tradição (alguns nem no Rio Grande nasceram). Quando falo em tradição digo aquela de verdade, não essa que está aparecendo na TV e nas rádios. Somente em alguns lugares do Rio Grande do Sul há CTGs como já fui em um na cidade de Propriá-SE. Tem um ditado que cabe bem nesta hora: Só damos o verdadeiro valor as coisas que nos importam quando as perdemos.
Bah, Branquinho, quando quiseres explicar algo, como o caso dos maxixeiros, o faz, mas sem foto por favor! que horror, aquilo (aqueles) não deveriam ser chamados de gaúchos.
Olhando no dicionário, percebi que o significado da palavra é bem aquilo que eu pensava:

maxixe
do Quimb. ma + xixe
s. m., Bot., Brasil,
fruto do maxixeiro;
espécie de batuque.

E em relação "as gurias", rindo das música do Sr. Jayme, cito o Sr. Odilon Ramos: "Temos que respeitar os brancos, a gente olha e finge que não vê".

É o jeito, querida Juliana, é o jeito... tudo na sua hora certa, pois se tentarmos ''convencer'' de algo alguém que não quer ser convencido, o resultado geralmente será o contrário...
...mas que dá uma raaaaiva, isso dá... :x

Gracias pelo lingüístico esclarecimento, e sê bem-vinda ao fórum! :lol!:
Brankinho
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Seg Mar 10, 2008 5:47 pm

Juliana Gasso escreveu:

maxixe
do Quimb. ma + xixe
s. m., Bot., Brasil,
fruto do maxixeiro;
espécie de batuque.

É verdade isso que tu disse, mas eu sempre dei valor ao RS, mas quando tu vai pra fora, que tu ve que as coisas são muito piores!

Bem vinda ao fórum, convida os amigos pra participarem também com nós!
Mestre Splinter
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Dom Abr 20, 2008 5:39 am

Brankinho escreveu:
Juliana Gasso escreveu:

maxixe
do Quimb. ma + xixe
s. m., Bot., Brasil,
fruto do maxixeiro;
espécie de batuque.

É verdade isso que tu disse, mas eu sempre dei valor ao RS, mas quando tu vai pra fora, que tu ve que as coisas são muito piores!

Bem vinda ao fórum, convida os amigos pra participarem também com nós!

É com nóiz, rapaiz!

Não sabe falá direito? Evil or Very Mad
Mestre Splinter
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Dom Abr 20, 2008 6:10 am

Juliana Gasso escreveu:

Querida Juliana, esta belíssima poesia que citas é bem mais antiga do que lembramos da carreira de declamador do señor Odilon Ramos, que ganhou notoriedade como radialista na velha Liberdade(FM 95.9 de Porto Alegre)...

...esta declamação entretanto já era tradicional em CTG's e colégios desde há muito... fui conferir na página do gaúcho e a encontrei creditada a Alcy Cheuiche...

http://www.paginadogaucho.com.br/poes/cusco.htm

...perdoa a minha ignorância, mas não lembro de de nada mais relacionado à este nome, e tão pouco poderia me arriscar ao palpite... mas que já não é nova, isso não é...

...mas bonita, apesar de imensamente triste... e até por isso que sobrevive até hoje conosco, como todas as coisas verdadeiras...

Comento agora pois é que justamente me topei com estes versos esta semana outra vez, e me parei a admirá-los...

...penso que a pior parte seja mesmo este final...

´´...Me julgaram e condenaram
mas pior do que assassino
foi dizerem que o motivo
era pouco p'rá o que eu fiz!...´´

Bicho não tem alma, eu sei bem.

Mas...

...será que vivente tem?
Juliana Gasso
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 59
Pontos : 3915

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   Qua Abr 23, 2008 1:18 pm

É vero Splinter, a autoria do poema é de Alcy de Vargas Cheuiche, mas declamada pelo Odilon Ramos, é muito especial, a intensidade que ela pronuncia as palavras é o diferencial. Já a melhor parte do poema, fica difícil pra mim escolher, já que gosto de todo, mas aí vai uma bem engraçada:
"...Era no mês de janeiro,
os patrão tava na praia,
e veio um mundo de gente,
tudo em roupa diferente,
até colar, home usava,
e as moça meio pelada,
sem sê na hora do banho,
imagino lá no arroio,
o retoço da moçada.

Mas bueno, sou doutro tempo,
das trança e saia rodada,
até aí não tem nada,
que a gente respeita os branco,
olha e finge que não vê..."

Oigalê bicho bem xucro - já diria o analista de Bagé.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Santa Catarina   

Santa Catarina
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» II AMIGO SECRETO/OCULTO ACM - 2010/11
» ola eu sou a ana.
» olá
» Pin Feira Medieval de Santa Maria da Feira
» Ceia dos cavaleiros de ouro.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum