Agora é Rock!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioBlogPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Haizea - Hontz Gaua (1979)

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Neide
Socio do fórum
Socio do fórum
Neide


Número de Mensagens : 203
Idade : 48
Localização : Santos - SP
Reputação : 0
Pontos : 5848
Data de inscrição : 04/08/2008

Haizea - Hontz Gaua (1979) Empty
MensagemAssunto: Haizea - Hontz Gaua (1979)   Haizea - Hontz Gaua (1979) Icon_minitimeDom Dez 14, 2008 3:50 am

Som hijo da música basca tradicional aliado à mesclas de cantos gregorianos e outras sonoridades, resultando assim em momentos de belo lirismo. Isto em conjunto à não menos bela voz de de Amaia Zubiria gerou um grande e sensível trabalho...me gusta mucho compartilhar com vcs aqui no fórum! apanhando


ACESSE O DOSSIÊ SOBRE A TRADICIONAL MÚSICA BASCA
http://www.geocities.com/paris/cafe/1313/musitra.htm

Haizea - Hontz Gaua (1979) Haizea%20hontz%20gaua

Faixas:

01 Anderea (3:32)
02 Egunarn Hastapena (5:39)
03 Argizagi Ederra (4:10)
04 Arnaki (5:19)
05 Hontz Gaua (14:14)

Músicos:

Xabier Lasa - electric and acoustic guitar, adarrak, alboka
C. Busto - drums, percussion, xylophone, congas
Xabier Iriondo - flute, acoustic and Portugese guitar
Gabriel Barrena - acoustic and electric bass
Amaia – ahotsa

http://www.zshare.net/download/527089837b8ac9f6/

Haizea - Hontz Gaua (1979) Amaia%20zubiria
Amaia Zubiria

Alberto Albas, em "La Caja de Música":
"Se trata de un disco con bastantes elementos folk (como la mayoria de grupos vascos), pero elaborado con una inspiracion abrumadora. La conjuncion de unas bellas melodias de flauta, unas misteriosas guitarras acusticas, una bella voz femenina, un percusionista que sabe crear atmosferas misteriosas, y varios instrumentos tradicionales como el Bouzaki forma un disco sin igual. Los 15 minutos del tema "Hontz Gaua" son para alucinar en colores."

Haizea - Hontz Gaua (1979) Amaia%20Zubiria-2
Amaia em um momento mais recente
"A língua basca (em basco euskara ou euskera) é um idioma falado em regiões da Espanha (País Basco e Navarra) e do extremo sudoeste da França (região de Miarritze, Baiona, Maule-Lextarre, Donapaleu).
Esta língua já era falada muito antes dos romanos introduzirem o latim na Península Ibérica. Por não ter línguas aparentadas conhecidas, o basco é claramente diferente das outras línguas europeias, particularmente aquelas (que são a grande maioria) que têm relações de parentesco entre si no interior da família indo-europeia.
À conta disso, criaram-se a seu respeito um grande número de ideias sem embasamento linguístico, tais como: o basco é a língua mais complexa do mundo; ninguém para além dos próprios bascos consegue aprender a língua; todos os verbos são passivos; e muitas outras imprecisões.
A sua estrutura sentencial é praticamente idêntica à do turco ou do japonês. Sua morfologia é, essa sim, de um tipo bastante incomum na Europa, mas fora da Europa podem ser encontrados sistemas morfológicos semelhantes ao do basco em centenas de outras línguas.
Também chamada de vasconço em alguns dicionários de língua portuguesa, que lhe atribuem também a significação de linguagem incompreensível, ininteligível. Em castelhano, também é denominada vascuence.
A região na qual o basco é falado é referida pelos seus falantes como Euskal Herria, ou seja, país dos Bascos, abrangindo os actuais País Basco e Navarra na Espanha (a região Hegoalde ou País Basco do Sul) e três províncias do departamento francês dos Pirenéus-Atlânticos (a região Iparralde ou País Basco do Norte).
Segundo José Miguel de Barandiaran (Fundación José Miguel de Barandiaran), a arqueologia e a linguística histórica basca coincide e relaciona-se com a migração sazonal de rebanhos em busca de prados nos pirinéus, na bacia do Rio Ebro, na região da Aquitânia, fornecendo-nos a génese dos nomes bascos nessas regiões. Baseando-se em Luis Michelena, um dos mais conceituados linguístas do idioma basco, afirma que a língua era já falada há cerca de 6000 anos A.C., a sul e a leste da Aquitânia até a região da Catalunha (comprovado com inscrições e nomes de locais). Assim, a partir do século sexto A.C. a cultura indo-europeia sobrepôs-se às outras culturas pré-indo-europeias, extinguindo as outras línguas da Europa, com excepção do basco.
As origens do ancestrais dos bascos permanecem desconhecidas, assim como as origens de sua língua. A maioria dos académicos consideram o basco uma língua isolada.
Inscrições latinas na Aquitânia preservam várias palavras com cognatos em proto-basco, por exemplo o nome pessoal Nescato (neskato significa menina jovem, moça em basco moderno). Essa língua proposta é chamada "aquitaniano" e era presumivelmente falada antes dos romanos levarem o latim para oeste dos Pirenéus. A negligência romana com estas terras distantes permitiu ao basco aquitaniano sobreviver enquanto as línguas ibérica e tartessiana desapareceram. O basco adquiriu alguns vocábulos latinos, mas o latim da região desenvolveu-se para o gascão (um ramo do occitano) e para o romance navarro.
Supondo que as fronteiras entre as regiões do basco e do gascão sejam mais difusas que entre as do basco e do castelhano, assume-se frequentemente que as origens do basco provêm da Aquitânia, migrando em seguida para o sul.
Na impossibilidade de relacionar o basco com as vizinhas linguas indo-europeias, estudiosos procuram ligações com familias linguisticas geograficamente distantes. Para ter uma ideia dos estudos propostos indicam-se algumas dessas hipoteses:
Ibero: outra lingua antiga falada na peninsula ibérica antes dos romanos, com semelhanças genéticas entre aquitano e basco.
Georgiano: A hipotese georgiana baseava-se no reino de Kartli, no sul do caucaso, a que os gregos e romanos denominavam Ibéria.
Igualmente polémicas as hipoteses que sugerem uma ligação com linguas tão distantes como as Dené-Caucasianas que incluem linguas dos nativos do norte da américa e Euroasia.
Linguas Vasconicas: Esta teoria, proposta pelo linguista germanico Theo Vennemann, basea-se na evidencia toponimica para concluir que os bascos são os únicos sobreviventes de uma grande familia espalhada pela Europa e que teriam deixado a sua marca nas actuais linguas indo europeias.
O basco tem o status de língua oficial nas regiões bascas da Espanha (País Basco e Navarra), enquanto carece deste reconhecimento na França."

ALGUMAS PALAVRAS:

olá: "kaixo"
bom dia: "egunon"
boa tarde: "arratsaldeon"
boa noite: "gabon"
adeus: "agur"
até logo: "gero arte"
por favor: "mesedez"
perdão: "barkatu"
muito obrigado: "eskerrik asko"
de nada: "ez dago zergatik"
sim: "bai"
que horas são? "Zer ordu da?"
centro comercial: "merkatal zentroa"
não: "ez"
não entendo: "ez dut ulertu"
não fumar: "ez erre"
buraco: "zulo"
casario: "baserri"
vento: "haize"
ratinho: "sagutxu"
gato: "katu"
cão: "txakurra"
mar: "itsaso"
falante de basco: "euskaldun"
padaria: "okindegi"
rua: "kale"
festa: "jai"
boina: "txapela"
pedra: "harri"
felicidades: "zorionak"
mãe: "ama"
pai: "taita"
filho: "seme"
filha: "alaba"

CITAÇÕES

"Um basco não é espanhol nem francês, é um basco." - Victor Hugo, escritor francês (1802-1885)

"A língua Basca é o desespero dos eruditos e a mais misteriosa de todas as línguas conhecidas" - Aldous Huxley, escritor inglês (1894-1963)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_basca


Haizea - Hontz Gaua (1979) Haizea%20hontz%20gaua%20vinil
Acima, a rara edição em vinil

Ir para o topo Ir para baixo
http://enochhaym.blogspot.com
Mestre Splinter
Administrador
Administrador
Mestre Splinter


Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Localização : Pampa
Reputação : 0
Pontos : 5941
Data de inscrição : 28/02/2008

Haizea - Hontz Gaua (1979) Empty
MensagemAssunto: Re: Haizea - Hontz Gaua (1979)   Haizea - Hontz Gaua (1979) Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 5:09 pm

Haizea - Hontz Gaua (1979) Tfr2czw3...Uau! Que espetáculo de post! Ficou um arraso!

...só tu mesmo p'ra fazer algo assim, minha flor, um excelente material e repleto de informações!


...se eu já não estivesse apaixonado, me apaixonaria agora, sem dúvida...

Haizea - Hontz Gaua (1979) Rose04junemz4
...muchíssimas gracias, señorita! De nuevo!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.agoraerock.com
 
Haizea - Hontz Gaua (1979)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Haizea (1975)
» AC/DC Live In Cleveland 1979.07.28
» Noel Guarany - De Pulperias {1979}
» Live Cleveland Agora 1979.mpg 316MB 44:58

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Agora é Rock! :: Música :: Geral :: Músicas-
Ir para: